Transição Capilar

A transição capilar está em alta, já reparou? Usar o cabelo crespo ou cacheado ao natural é muito mais do que uma tendência de beleza, é um ato de empoderamento, é reconhecer a beleza dos próprios fios e aprender a amá-los do jeitinho que são. É algo que você tem que decidir por si mesma, sabendo o que quer para o seu cabelo e como se sente melhor ao usá-lo.

Mas o processo não é fácil. Pensa só: você usou o seu cabelo com o apoio de relaxamentos e alisantes durante anos, e, de repente, descobre que não quer mais esses procedimentos nos seus fios. O que fazer quando o cabelo natural começar a crescer? Como cuidar de duas texturas diferentes? O correto é tirar a química? 

Nesse post, vamos tentar tirar algumas dúvidas e abrir a mente das manas que estão se dispondo a voltar com seus fios naturais.

Tenha certeza de que você quer passar pela transição capilar

Como já foi dito, não é um processo fácil. É uma decisão de dentro para fora, algo que você tem que querer de verdade, e não só se sentir pressionada a fazer porque cada vez mais mulheres estão aderindo. É você querendo cuidar do seu cabelo natural. Então, antes de tudo, pense se é isso mesmo que você quer e não se sinta obrigada a fazer a transição.

Paciência é importante

Muitas mulheres desistem da transição capilar por não terem paciência com o cabelo natural crescendo. Realmente, lidar com duas (ou mais!) texturas diferentes nos fios não deve ser nada fácil! Mas se isso é o que quer, você pode tentar texturizar a parte alisada para que ela fique um pouco mais parecida com a natural, usar e abusar de penteados, assim como de acessórios ou, então, escolher cortar a parte do cabelo que tem química.

Já ouviu falar sobre Big Chop?

Big Chop significa grande corte, ou seja, é você tirar do seu cabelo toda e qualquer parte que tem química, deixando apenas os fios naturais. Adotar os curtinhos pode ajudar, e muito, a cuidar do cabelo, fora que fica mais fácil de você entender qual é a textura do seu fio, o que também colabora para que ele cresça mais forte.

Penteados: os seus melhores amigos!

Se você não quiser passar pelo big chop vai chegar um momento em que será bem difícil lidar com as duas texturas nos fios – especialmente se forem muito diferentes entre si. O que você pode fazer para deixar o cabelo mais bonito? Aprender vários penteados que vão ajudar a disfarçar essa fase. Vale de tudo: tranças diferentes, coques, penteados mais elaborados, outros mais simples que também já ajudam bastante… Outra opção é ir cortando os fios aos pouquinhos a medida em que forem crescendo.

Cuide muito bem do seu cabelo!

Essa é a hora em que você precisa ter um cuidado redobrado com seus fios. Uma dica para as Skafetes de plantão é adotar o cronograma capilar. Veja nas publicações anteriores como montar sua tabelinha.

Aprenda tudo sobre texturização

Texturizar é finalizar o cabelo de uma forma mais uniforme durante a transição capilar. Além de existir várias maneiras de fazer a texturização, o legal é que nós temos produtos – cremes, gel – que são específicos para essa etapa e facilitam bastante este processo.

E aí? Partiu cabelo natural?