Tipos de fio!

Saber qual é o seu tipo de cabelo é muito importante para cuidar dos fios e mantê-los sempre bonitos e saudáveis, pois alguns aspectos do mudam conforme as diferentes curvaturas. Um cabelo liso, por exemplo, tende a ser mais oleoso do que um cabelo cacheado, pois a composição de suas fibras capilares é diferente. O formato da fibra capilar do cabelo liso é mais “arredondada”, facilitando a dispersão da oleosidade natural, enquanto o cabelo cacheado/crespo tem a fibra mais “achatada”, o que dificulta que a oleosidade natural se espalhe, tornando o fio mais seco.
Por isso, vamos mostrar pra vocês os diferentes tipos de cabelos e curvaturas, para que o tratamento e manutenção dos seus fios seja mais fácil e eficaz. Se liga!

Tipo 1

É o liso escorrido, com fios finos e sem volume. Aquele tipo de cabelo que não “para nada”, nem com toda a quantidade de fixador do mundo.

Normalmente, esse tipo de cabelo é oleoso. Por isso, as mulheres costumam lavá-lo todos os dias e têm o shampoo a seco como seu melhor amigo.

Tipo 2

São fios que possuem alguma ondulação (em formato de S), que crescem de forma gradual de acordo com as letras (A, B, C).

2A – Cabelo levemente ondulado (bem levemente). Não é aquele liso escorrido, pois mesmo que menos perceptível, ainda tem certa ondulação.
Normalmente, os cuidados para esse tipo de fio são semelhantes aos do tipo 1. A raiz também pode ser bem oleosa e o comprimento sem volume. Ainda assim, esse tipo de cabelo permite alguns penteados e transformações de textura com fixadores e mousses. O uso de leave-ins valoriza as ondas.
2B – Esse tipo de cabelo tem tendência a ter mais frizz e ondulações mais marcadas. A raiz ainda pode ser oleosa, mas não passa para o resto do comprimento. Há presença de volume.

Tipo 3

São os cabelos cacheados com diferentes níveis de curvatura (em formato de mola). Alguns ainda podem ter a raiz oleosa, mas são mais soltos e volumosos.
Podem apresentar ressecamento, já que a oleosidade e nutrientes que saem do couro cabeludo nem sempre conseguem chegar às pontas por conta dos cachos. A paixão de quem tem esse tipo de curvatura são os cremes finalizadores que deixam os fios definidos por mais tempo.

3A: Cachos bem abertos, raiz mais lisa, mas solta e com um pouco de volume. O frizz é mais presente que nos ondulados. O comprimento tem efeito de babyliss natural, mas pode ser que os cachos não durem muito tempo, pois os fios mais finos fazem com que o cabelo dê uma murchada ao longo do dia.
3B: Cachos desde a raiz com fios mais encorpados e definidos. O cabelo é mais volumoso que a subcategoria 3A.
3C: Cachos menores e mais fechados que os outros tipos de cabelos cacheados. Também são mais ressecados, por conta da curvatura maior, com raiz mais volumosa e mais frizz. Fios mais finos.

Tipo 4

Cabelo afro mais fechado e mais ressecado, por conta da oleosidade natural não conseguir atingir todo comprimento. Por conta disso, a maioria das mulheres que tem esse tipo de cabelo se joga nos óleos vegetais. Além disso, os fios são bem volumosos.

4A: Possui a raiz volumosa e os cachos super fechados, definidos e bem estruturados. Os fios possuem um aspecto mais ressecado.
4B: Cachos minúsculos, quase imperceptíveis, com muito muito volume e frizz.
4C: É o cabelo black power. Não tem mais definição de cacho e alguns têm padrão de curvatura “Z”. Costumam sofrer mais com o fator encolhimento.