Cuidados para cabelos cacheados e crespos!

Cabelos cacheados e crespos precisam de alguns cuidados específicos para que os cachos fiquem sempre bonitos e bem cuidados. Além de saber o que deve ser feito para garantir madeixas lindas, as cacheadas e crespas também precisam evitar alguns errinhos que podem prejudicar os fios no dia a dia. Confira abaixo:

1 – Lavar o cabelo todos os dias
Como os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais ressecados, evite o uso do shampoo diariamente. Os agentes limpantes na fórmula podem retirar a oleosidade natural do fio e aumentar o aspecto seco. Uma dica é recorrer ao co-wash – a técnica de lavagem com condicionador que está ficando cada vez mais popular – que limpa os fios de maneira mais suave por contar com uma fórmula bem mais leve que a do shampoo.

2 – Usar toalhas comuns para secar os cachos
A toalha tradicional, usada para secar o corpo depois do banho, é feita de um material que gera atrito entre os fios e acaba causando o aumento do frizz e da porosidade. Por isso, reserve uma toalha de microfibra ou uma camisa velha de algodão para secar os cabelos, tomando o cuidado de amassar as pontas de baixo para cima ao invés de esfregá-las no pano.

3 – Ir para a cama com os cabelos molhados
Quem pensa que dormir logo depois de finalizar os cachos não causa danos aos fio está muito enganado. Além de acordarem amassados e desarrumados, essa prática ainda pode contribuir para o aumento da seborréia – e, consequentemente, o aparecimento das desagradáveis caspas. A dica para quem só tem tempo de lavar o cabelo durante a noite é recorrer ao difusor, aparelho que seca e modela os cachos ao mesmo tempo.

4 – Usar o difusor sem protetor térmico
Formando uma espécie de película protetora ao redor do fio, esse tipo de produto é ativado pelo calor para impedir que as temperaturas mais altas afetem a fibra capilar e o couro cabeludo.

5 – Pentear o cabelo seco
Além de deixar os fios com um aspecto ressecado e sem nenhuma definição, usar pente ou escova sem molhar as madeixas ainda pode aumentar a chance de quebra. Por isso, quando quiser dar uma incrementada nos cachos antes da próxima lavagem, use um borrifador com água pura – se desejar apenas umedecer as pontas para pentear – ou uma misturinha se também estiver com a ideia de revitalizar as ondas.

6 – Muito creme para pentear
Quem acabou de passar pela transição capilar ou ainda não descobriu a melhor maneira de cuidar dos cachos pode acabar exagerando no creme de pentear. Além de deixar as madeixas com um aspecto sobrecarregado, a formação dos cachos também fica prejudicada e eles levam muito mais tempo para ficarem completamente secos.

7 – Desembaraçar a partir da raiz
Além de ser bem mais doloroso, desfazer os nós dessa maneira também é prejudicial por fazer com que você perca muito mais cabelo na hora do procedimento e aumente a quebra. A dica para deixar o cabelo desembaraçado sem passar por isso é sempre começar a desembaraçar na direção inversa – ou seja, das pontas para a raiz – e não esquecer de usar algum creme para que as partes emboladas fiquem mais maleáveis e sejam desfeitas com mais facilidade.