Cuidados no inverno

Durante o inverno, com dias mais frios que no resto do ano, é preciso investir em cuidados para os cabelos, evitando que os fios sejam prejudicados com a variação climática. Veja abaixo as melhores dicas para você se adaptar à essa época e manter os cabelos sempre lindos!

1 – Intensifique a hidratação

Um dos principais cuidados é investir em hidratações constantes para que o cabelo não fique ressecado e opaco – principalmente, se o inverno apresentar um clima mais seco. As hidratações rápidas de banho são ótimas opções para tratar os fios sem precisar ficar entrando e saindo do chuveiro no tempo frio, mas é importante investir em um procedimento mais detalhado – enluvando mecha a mecha  – ao menos uma vez a cada 15 dias. 

2 – Evite água muito quente

Um dos maiores problemas para as madeixas nessa estação do ano é o hábito de lavar os cabelos com água quente por causa do frio. Um banho quente é relaxante e, salvo raras exceções, quase ninguém aguenta um jato gelado no inverno – mas essa prática acaba sendo prejudicial para os fios por dilatar as cutículas e impedir que os tratamentos penetrem na fibra capilar. 

3 – Evite o secador ou use o vento frio

Outro cuidado importante para impedir que os fios acabem ressecados no inverno é evitar o uso de fontes de calor. Porém, se for o caso, use Defrizante – Leave In com proteção termoativada antes de secar as madeixas. Para não comprometer a umidade natural do cabelo nessa época, o ideal mesmo é deixar o secador de lado – tomando o cuidado de secar bem seus fios com toalha de microfibra ou camisa de algodão para não acabar resfriada.

4 – Lave os cabelos em dias alternados

Além da prática de lavar o cabelo todos os dias aumentar o ressecamento, a demora na secagem dos fios faz com que o couro cabeludo fique úmido por muito mais tempo que o normal – e isso pode causar oleosidade e caspa. Por outro lado, ficar muitos dias sem a lavagem também não é nada indicado, já que a prática também aumenta a produção de sebo.

5 – Invista na reconstrução

Como o sistema imunológico costuma ficar mais fragilizado no frio, o cabelo tende a cair mais. Além disso, agressões externas – como chuvas e ventos fortes – também podem prejudicar a fibra capilar por comprometer alguns de seus componentes, como a queratina. Para evitar esse problema, além de caprichar nas hidratações, tenha o cuidado de fazer reconstruções com máscaras potentes, mas sempre obedecendo aos intervalos do cronograma capilar.

Manda esse link pras amigas no whatsapp <3 Ajude o cabelo da sua mana!