Cronograma Capilar: por onde começar?

Olá, coisas lindas! Como vocês estão?

Hoje vamos falar de um assunto que gera muito interesse das manas que não perdem tempo e nem poupam esforços para estarem sempre com suas madeixas incríveis.

Quando o assunto é tratamento capilar, muito se fala sobre uma “fórmula mágica”, um “esquema milagroso” para recuperar a fibra dos fios. E a gente sabe que não existe feitiçaria quando o assunto é o cuidado com os cabelos, mas, sim, saber usar as técnicas e produtos adequados para o seu tipo de cabelo, entendo o estágio em que ele se encontra.

E esse é o objetivo do Cronograma Capilar: a partir do diagnóstico dos seus fios, realizar o tratamento ideal para que eles se recuperem e voltem ao seu melhor mood. É indicado para todos os tipos de cabelo, independente da sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos.

E a primeira pergunta que se deve fazer antes de iniciar esse processo é: “do que os meus cabelos estão precisando?”. Para essa questão existem três possíveis respostas de imediato, que são hidratação, nutrição ou reconstrução.

Teste de Porosidade

Antes de montar o seu cronograma, é preciso saber em que estágio seus cabelos se encontram. Dessa forma, é possível entendê-lo e, assim, oferecer os nutrientes essenciais para a saúde dos fios. O primeiro passo é o “Teste de Porosidade”, que definirá se seus cabelos precisam de hidratação, nutrição ou reconstrução.

E é muito simples! Basta encher um copo (transparente) com água e colocar um fio do seu cabelo dentro. A partir da tabelinha abaixo, é só analisar o resultado.

E aí? Deu certo?

Se sim, você já sabe qual a necessidade dos seus cabelos neste momento.

Na próxima semana falaremos sobre a Hidratação, um dos possíveis resultados do teste de porosidade e, em alguns casos, o primeiro estágio de um Cronograma Capilar.