5 dicas para um cabelo sempre hidratado

A hidratação é fundamental para um cabelo brilhoso, com toque macio e fácil de desembaraçar. Para manter os fios tratados, saudáveis, macios e brilhosos, é preciso seguir alguns cuidados básicos no dia a dia, que vão desde os produtos usados no banho até a finalização das madeixas. Reunimos 5 dicas de hidratação para conquistar os cabelos dos seus sonhos. Confira!

1) Cabelo seco X Cabelo ressecado
Entender se você tem cabelo seco ou ressecado ajuda muito no tratamento porque permite um ajuste melhor das causas do problema. O cabelo seco geralmente é um quadro natural, que ocorre porque o couro cabeludo produz menos oleosidade. Já o cabelo ressecado é o que sofreu perda de hidratação – seja pela descoloração, pela exposição excessiva ao sol, pelo uso frequente de secador ou por qualquer outro motivo. Nesse caso, é importante saber o que pode ter provocado a mudança nos fios para evitar essas práticas e saber como cuidar corretamente das madeixas.

2) Hidratação constante
Como o ressecamento do cabelo é provocado pela perda de água e nutrientes no interior da fibra, o segredo para recuperar a saúde dos fios é repor esses elementos com a hidratação capilar. Uma boa máscara de hidratação pode ser usada durante o banho para conferir maciez, brilho e movimento natural às madeixas. Muitas mulheres pensam que basta hidratar o cabelo uma vez que ele já fica saudável para sempre, mas não é assim que funciona. Depois que o fio é danificado, a hidratação é apenas temporária, então ela tem que ser constante.

3) Esqueça o secador, chapinha e babyliss
Uma das causas mais comuns para o cabelo ressecado é o uso excessivo de de ferramentas de calor. Aparelhos como secador, chapinha e babyliss dependem de temperaturas altas para mudar o formato dos fios, então utilizá-los com muita frequência tende a deixar o cabelo seco em pouco tempo. Os experts recomendam usar o mínimo possível esse tipo de ferramenta, e reforçam a importância de usar sempre um protetor térmico para preparar a fibra e evitar danos em sua estrutura.

4) Use corretamente os produtos
Além de usar bons produtos no banho, é importante conhecer a maneira certa de aplicar cada um porque o uso inadequado compromete todo o resultado da hidratação. O shampoo, por exemplo, deve ser aplicado somente no couro cabeludo, que é a região que acumula mais oleosidade. As pontas tendem a ser naturalmente secas, especialmente nos cabelos longos, então é bom evitar o contato do produto com a região. Já no caso do condicionador e da máscara, a aplicação é feita ao contrário: distribua o produto somente o pelo comprimento e pelas pontas, evitando contato com a raiz para não deixá-la oleosa. Massageie mecha por mecha com o produto para espalhar uniformemente e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem antes de enxaguar, de preferência com água fria ou morna para dar mais brilho aos fios – e para evitar que a água quente agrave o ressecamento.

5) Proteja-se do Sol
A ação do sol no cabelo é parecida com a das ferramentas de styling; a alta temperatura dilata as cutículas do fio e estimula a perda de nutrientes, podendo também causar danos da estrutura. Por isso, para ter um cabelo hidratado e saudável, é fundamental proteger os fios dos raios UV quando for passar muito tempo ao ar livre.